Norma Europeia de Qualidade para Serviços de Tradução / / Detalhe de Notícia


Norma Europeia de Qualidade para Serviços de Tradução

7-3-2007

 

EN-15038: Norma Europeia de Qualidade para Serviços de Tradução
Entrou em vigor em 2006 a Norma Europeia 15038, cujo objetivo é estabelecer e definir os requisitos para a prestação de serviços de tradução de qualidade.
São compreendidas todas as fases do processo de tradução, sendo que a garantia da qualidade e a capacidade de registo da sua evolução são pontos vitais desta Norma, que define todo o processo aos Prestadores de Serviços de Tradução e aos seus clientes e providencia aos primeiros procedimentos e requisitos normalizados que visam satisfazer as exigências do mercado, incluindo recursos humanos e técnicos, gestão da qualidade e de projetos, contexto contratual, procedimentos, serviços de valor acrescentado e definições de termos.


Os Prestadores de Serviços de Tradução que satisfaçam os requisitos da Norma poderão ser abrangidos pela Certificação prevista, sendo que a Tecnilíngua, agindo em conformidade com os requisitos, objetiva ser um deles.

 

A EN 15038 foi projetada pela comissão técnica BT/TF 138, estabelecida pelo CEN, o Comité Europeu de Normalização. A EUATC (União Europeia de Associações de Empresas de Tradução) e a APET (Associação Portuguesa de Empresas de Tradução), de que a Tecnilíngua é membro, fizeram parte do grupo de associações que levaram esta Norma avante.




<< Voltar