Dia da Criança / / Detalhe de Notícia


Dia da Criança

1-6-2021

Dia Mundial da Criança

O Dia da Criança assinalou-se pela primeira vez na década de 1950. Portugal, à semelhança de vários países, adotou o dia 1 de junho para o celebrar. Num panorama martirizado como o da altura, a FDIM e a ONU quiseram defender as crianças e, assim, surgiu a Declaração dos Direitos da Criança, a 20 de novembro de 1959. No entanto, ainda hoje estão por cumprir tantos dos princípios desta declaração. A Unicef revelou que há mais de 30 milhões de crianças em extrema dificuldades, a quem atualmente são negados os cuidados mais básicos – amor, saúde e segurança. 

Com o contributo da Tradução, é possível que todos os países no mundo tenham acesso a esta declaração no seu idioma, sendo, assim, permitido que as convenções sobre os direitos das crianças sejam compreendidas e realizáveis.

Foi reconhecido a todas as crianças, independentemente da raça ou religião, o direito a afeto, alimentação, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra a exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade. A pobreza, os casos de abuso, negligência e maus-tratos, o abandono escolar e as dificuldades de acesso a cuidados de saúde são exemplos de situações que atualmente ainda são vividas por crianças. Perante estas circunstâncias, existiram e existem várias crianças que se opuseram a este cenário e lutaram pela diferença. Algumas apenas com o intuito de fugir, outras com vista a serem realmente capazes de revolucionar a mentalidade do seu país, do mundo. Nomes como Malala Yousafzai, Greta Thunberg, Jack Andraka e Anne Frank ficaram conhecidos por terem sofrido ou por desenvolverem a sua iniciativa de mudança. Além destas personalidades, inúmeras crianças lutam todos os dias pelo alcance dos direitos. Assim, apesar de não existir uma uniformização global de data para a celebração dos Direitos das Crianças, o seu objetivo será sempre o mais nobre: promover o bem-estar delas, onde quer que estejam, todos os dias.

A TECNILÍNGUA DESEJA A TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO UM PRESENTE E UM FUTURO EM QUE SEJAM PLENAS E FELIZES!




<< Voltar