Segurança na Interpretação presencial durante a pandemia / / Detalhe de Notícia


Segurança na Interpretação presencial durante a pandemia

20-10-2020

Segurança na Interpretação presencial durante a pandemia 

 

Devido aos tempos pandémicos que se vivem, é fundamental, nos eventos em que está prevista interpretação presencial, garantir segurança no trabalho para os intérpretes, respeitando as linhas orientadoras recomendadas pelo sindicato e as associações profissionais representantes dos intérpretes de conferência em Portugal, citadas em resumo a seguir. 

 

NA INTERPRETAÇÃO SIMULTÂNEAem cabinas partilhadas, estas devem ser amplas e garantir o distanciamento físico entre os intérpretes, com um separador de acrílico entre os postos de trabalho. Recomenda-se o uso de máscara. Quando não for possível, os intérpretes devem trabalhar em cabinas individuais. A ventilação deve ser adequada, com renovação frequente do ar.  

Os intérpretes devem usar os seus próprios auscultadores. Caso utilizem os do fornecedor do equipamentoas esponjas dos mesmos devem ser substituídas após cada utilização, tal como as dos microfones. Em alternativa, estas últimas deverão ser envoltas em película aderente, substituída após cada utilizaçãoAntes e depois de cada período de utilização, todo o interior e equipamento das cabinas deve ser cuidadosamente desinfetado e as cabinas arejadas. Sempre que possível, a documentação de apoio deve ser disponibilizada por via eletrónica. 

NA INTERPRETAÇÃO CONSECUTIVA/EM LÍNGUA GESTUAL, deve ser respeitado o distanciamento físico entre os intérpretes e os participantes. No caso de uso de microfone, cada intérprete deve ter o seu e a esponja deve ser substituída após cada utilização ou, alternativamente, envolta em película aderente, substituída após cada utilização.  

 

INTERPRETAÇÃO SUSSURRADA, devido a não permitir o distanciamento físico entre intérprete e ouvintes, não deve ser efetuada da forma habitual durante a pandemia. Poderá recorrer-se a equipamento portátil, desinfetado antes e após cada utilização. 

Fonte: SNATTI, AIIC, APIC 




<< Voltar